44.200.230.43

AGT certifica software da PRIMAVERA

Empresas que faturem acima de 50 Milhões de AKZ estão obrigadas a usar programas informáticos certificados pela Administração Geral Tributária a partir do próximo dia 1 de Julho.

A PRIMAVERA é uma das primeiras empresas a obter a certificação da Administração Geral Tributaria (AGT), em Angola, isto depois da instituição estatal ter confirmado a total conformidade do Software PRIMAVERA com as regras de certificação.

Com a entrada em vigor da nova Lei do IVA, Imposto de Valor Acrescentado, e do Regime Jurídico de Faturas e Documentos Equivalentes, os agentes económicos com residência fiscal em Angola terão que utilizar programas informáticos de faturação certificados para emitir os seus documentos de faturação. Assim, a partir do dia 1 de julho, todas as empresas que faturem acima de 50 Milhões de AKZ serão obrigadas a usar programas informáticos de faturação certificados pela AGT, assim como as empresas abrangidas pela primeira fase de entrada em vigor do IVA. A certificação atesta que o software cumpre um conjunto de regras técnicas que garantem a inviolabilidade da informação inicialmente registada nos sistemas.

Segundo o Country Manager da PRIMAVERA Angola, José Simões, a empresa está a fazer um elevado investimento para simplificar o trabalho administrativo das empresas nesta que é uma fase de transição. "Para além de incluirmos no software todos os requisitos técnicos exigidos pela AGT no âmbito da certificação, desenvolvemos também uma aplicação que ajuda as empresas com um elevado volume de documentos a fazerem esta transição de forma rápida e com total segurança e rigor da informação. Essa tem sido desde sempre a missão da PRIMAVERA, isto é, simplificar os processos de gestão das empresas”, salienta o responsável.

José Simões acrescenta ainda que "a PRIMAVERA traz para Angola uma experiência de muitos anos nestas matérias tributárias, por isso, damos aos nossos clientes garantias absolutas de que o Software PRIMAVERA está preparado e profundamente testado, por isso, irá garantir aos gestores uma transição segura, rápida e com toda a segurança”.

Resposta às obrigações do IVA

Além de disponibilizar software de faturação certificado pela AGT, e preparado para dar resposta às novas exigências do IVA e de comunicação de documentos, como o ficheiro SAF-T, a PRIMAVERA disponibiliza ainda uma nova tecnologia que apoia as empresas neste período crítico de transição para o IVA e para as regras de certificação.

Denominada como Acelerador do IVA, esta aplicação permitirá, entre outras funcionalidades, a atualização automática de documentos comerciais de várias empresas em simultâneo, a criação automática de séries de documentos e das Contas no Plano de Contas e do IVA, gerar o diário de IVA e documentos de apuramento do IVA.

O IVA entrará em vigor a partir do dia 1 de Julho para os grandes contribuintes de forma obrigatória, ao mesmo tempo que a obrigação de utilização de programas informáticos de faturação e comunicação de documentos à AGT. As restantes empresas com um volume de negócios superior a 250.000 USD poderão ser enquadradas no regime geral do IVA de forma opcional, mantendo-se a obrigação de utilização de programas informáticos de faturação certificados, bem como a obrigação de comunicação de documentos (SAF-T), a partir de 1 de Janeiro de 2020.